Câmara Municipal de Porto Alegre homenageia desembargador Leo Lima


Nesta terça-feira (20 de dezembro) o juiz- presidente do TJM-RS, Dr. Geraldo Anastácio Brandeburski, prestigiou a solenidade que concedeu ao Desembargador Leo Lima, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, o título de Cidadão Honorário. A cerimônia ocorreu no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. A proposta, do vereador Elói Guimarães (PTB), teve decisão unânime de todos os vereadores da Casa.

 Natural de Lagoa Vermelha (RS), veio para a capital gaúcha em 1964, onde iniciou estudos no Colégio Júlio de Castilhos. Em 1967 ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 Por concurso público, Leo Lima ingressou na magistratura em 1975. Em 1977 foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Em 2000, assumiu a função de Vice-Corregedor-geral da Justiça do RS. Em maio de 2006 atuou no Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS) e, em fevereiro de 2010, assumiu a presidência do TJ-RS para o biênio 2010-2012..

 A sessão foi presidida pela presidenta da Casa, vereadora Sofia Cavedon (PT). Também prestigiaram o homenageado os vereadores João Carlos Nedel (PP), Sebastião Melo (PMDB), Alceu Brasinha (PTB) e Reginaldo Pujol (DEM), além de familiares, amigos e autoridades.

 O Desembargador Leo Lima afirmou que a Câmara Municipal de Porto Alegre "é a base e o pulmão maior da sustentação da democracia." O homenageado também discorreu sobre sua infância e sua vida, marcadas pela harmonia com ao seus 12 irmãos.

Imagens da notícia