Câmara de Porto Alegre homenageia os 174 anos da Brigada Militar


O presidente do TJM-RS, Juiz Geraldo Anastácio Brandeburski, representou a Justiça Militar na solenidade realizada pela Câmara Municipal de Porto Alegre, a qual utilizou parte do período de Comunicações desta segunda-feira (14 de novembro) para celebrar os 174 anos da Brigada Militar (BM).

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul comemora, no dia 18 de novembro, 174 anos de existência. Ao longo dessa trajetória alcançou a condição de ser a única instituição existente e presente permanentemente em todos os municípios do Estado.

O proponente da homenagem, vereador Engenheiro Comassetto (PT), falou em nome dos 36 vereadores. Conforme Comassetto, a BM tem três desafios pela frente: contribuir para a instauração da segurança cidadã, revisar o sistema prisional e participar da integração das forças públicas. Salientou ainda que a Brigada cumpre suas demandas protegendo a sociedade, colocando em prática a ordem pública, operando o Corpo de Bombeiros em combate a incêndios, catástrofes naturais e toda a ordem de salvamentos.

O subcomandante da BM, coronel Altair de Freitas Cunha, que representava o órgão homenageado, recordou algumas das missões históricas da Brigada, além da Revolução Farroupilha, a Revolução de 30 e a participação no ataque contra as forças militares de São Paulo, em 1932, no chamado Movimento Constitucionalista, em que a Brigada Militar, liderada pelo Coronel Aparício Borges, lutou na Batalha de Buri. De acordo com o subcomandante, em 2011 a Brigada já realizou 115 mil prisões, sendo 24 mil em flagrante – 16 prisões por hora – e apreendeu 4 mil armas.


Saiba mais sobre a história da Brigada Militar

Imagens da notícia