Biblioteca Fernando da Silva Bastos do TJM/RS comemora 40 anos
A Biblioteca Professor Fernando da Silva Bastos, do Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul, completou 40 anos no mês de dezembro de 2012. Com acervo composto por livros, periódicos, cd-room, Diários Oficiais do Estado, da Justiça e da Justiça da União, obras raras e de referência (dicionários, bilíngues e jurídicos) e coletâneas de legislação. A coleção também inclui doutrinas em outras línguas, como francês e italiano. Em sua maioria, as obras abordam temas principalmente referenciados nas áreas de Direito Penal, Processo Penal, Direito Administrativo e Constitucional, além de Direito Penal Militar e Processual Penal Militar.
Reconhecida por seu vasto acervo jurídico, a biblioteca da TJM é uma das raras unidades especializadas em Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar do Rio Grande do Sul. A unidade também conta com uma sala de pesquisas e de consulta local disponível para o uso em notebooks, à disposição para todos os usuários que necessitem consultar as obras da biblioteca.
A Biblioteca Fernando da Silva Bastos funciona em dois formatos: presencial e virtual. Dentre os acervos que constituem a coleção da biblioteca destacam-se obras consideradas raras para a Justiça Militar, entre elas a intitulada “Código da Justiça Militar”, editada em 1939 pelas Oficinas Gráficas da Brigada Militar. Esta obra pertenceu ao Coronel Aldo Ladeira Ribeiro, reconhecido como um dos mais importantes membros do Tribunal Militar de sua época e elaborador de vários Regimentos Internos, obras estas que registram a história da Brigada Militar no Estado.
O acervo da Biblioteca Fernando da Silva Bastos está disponível ao público em geral para consulta no local.