Assume nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa gaúcha para 2013-2014


O Juiz-Presidente  do Tribunal de Justiça Militar do RS João Vanderlan Rodrigues Vieira, prestigiou a posse da  nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, cerimônia que aconteceu  no início da tarde desta quinta-feira (31), em sessão solene iniciada às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha. O deputado Pedro Westphalen (PP) assumiu a presidência para a gestão 2013-2014 (período entre 31/01/2013 e 31/01/2014).

 

Minuto de silêncio

O deputado Alexandre Postal (PMDB), presidente do Parlamento gaúcho na gestão 2012-2013, fez a abertura da sessão solene e, após a execução do hino nacional, anunciou a realização de um minuto de silêncio em memória das vítimas do incêndio ocorrido no final de semana em Santa Maria.

 

Aprovação unânime

Em seguida, por aprovação unânime, com 43 votos favoráveis, foi eleita a chapa única inscrita para a condução da Mesa Diretora no terceiro ano da 53ª Legislatura. Os titulares eleitos são: presidente, Pedro Westphalen (PP); 1º vice-presidente, Paulo Odone (PPS), 2º vice-presidente:, Aldacir Oliboni (PT); 1º secretário. Gilmar Sossela (PDT); 2º secretário, Márcio Biolchi (PMDB); 3º secretário: Marcelo Moraes (PTB) e 4º secretário, Jorge Pozzobom (PSDB). Como suplentes foram eleitos João Fischer (PP) – 1º suplente de secretário; Catarina Paladini (PSB) - 2º suplente de secretário; Paulo Borges (DEM) - 3º suplente de secretário; e Carlos Gomes (PRB) – 4 º suplente de secretário.

 

Postal, ao deixar o cargo de presidente, decidiu falar de improviso, especialmente pelo luto em decorrência das mortes ocorridas em virtude do incêndio em Santa Maria, no final de semana. Ele destacou que, apesar de curto o período de um ano para a gestão na área pública, 2012 foi um ano em que houve avanços e realização de obras. Mencionou que, no ano anterior, uma das marcas foi a transparência. Fez questão de destacar, ainda, que no período prevaleceu uma relação fraternal, pelo bem do Estado, entre os Poderes e instituições rio-grandenses.

 

Presenças

Prestigiaram a cerimônia de eleição e posse da Mesa Diretora 2013 o governador Tarso Genro, o presidente do Tribunal de Justiça do RS, Marcelo Bandeira Pereira, o  Juiz-Presidente do TJM/RS João Vanderlan Rodrigues Vieira; o procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo de Lima Veiga, o defensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria, os ex-governadores Jair Soares, Olívio Dutra e Yeda Crusius; o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings; o comandante militar do Sul, general de exército Carlos Bolivar Goellner; o presidente do Tribunal de Contas da União, João Augusto Nardes; os deputados federais Giovani Cherini e Luis Carlos Heinze; o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Thiago Duarte; deputados estaduais, secretários de estado, representantes do corpo consular, das forças armadas, de autarquias, órgãos e empresas públicas federais e estaduais, de entidades e associações da sociedade civil e sindicais; prefeitos, vice-prefeitos e vereadores municipais.

Imagens da notícia