Assume a nova administração do TRT-RS


Nesta sexta-feira (09 de dezembro), o Juiz-presidente do TJM-RS Dr. Geraldo Anastácio Brandeburski participou da cerimônia de posse da Administração do TRT-RS para 2012/2013.   Assumiram os cargos as desembargadoras Maria Helena Mallmann (presidente), Rosane Serafini Casa Nova (vice-presidente), Cleusa Regina Halfen (corregedora) e Ana Rosa Pereira Zago Sagrilo (vice-corregedora). Pela primeira vez na história da Justiça do Trabalho gaúcha o comando da Instituição é composto exclusivamente por mulheres.

A cerimônia ocorreu na Sala de Sessões Carlos Alberto Barata Silva, do Pleno do TRT-RS, em Porto Alegre, e foi inicialmente conduzida pelo até então presidente do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Robinson. Além de magistrados, servidores e familiares das empossadas, estiveram presentes diversas autoridades, dentre as quais o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, o presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Adão Villaverde, e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti.

Ao pronunciar-se, a presidente Maria Helena registrou que ela e suas companheiras de Administração ingressaram na magistratura pelo mesmo concurso, “dando os mesmos passos para a construção de nossas carreiras”. Afirmou estarem “inseridas em um processo que hoje se tornou definitivo, mas que nem sempre foi imune a sequelas: o da igualdade profissional em razão da condição feminina”.

A nova presidente do TRT-RS entende que o Judiciário também está atento aos novos tempos trazidos pela “Revolução Tecnológica”. Nesse sentido, avalia que o processo judicial eletrônico, que começa a ser implementado pela Justiça do Trabalho gaúcha, é ferramenta para “garantir o clamor da sociedade atual: a racionalidade, a celeridade e a efetividade na prestação jurisdicional”.

Vice-presidente do Tribunal durante a gestão que se encerrou, Maria Helena disse ter tido oportunidade de conviver com uma metodologia nova, eficiente e eficaz trazida pelo des. Robinson. E anunciou ser um “indissociável propósito” da nova gestão do Tribunal “o efetivo entendimento e comprometimento de todos para com os novos processos de administração do trabalho no Judiciário em favor da sociedade e no aprimoramento da democracia”.

 

Dentre as autoridades presentes à solenidade, também estiveram a presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargadora Marga Inge Barth Tessler; o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador José Aquino Flôres de Camargo; o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper; o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região, Ivan Sérgio Camargo dos Santos; o vice-presidente da Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Jorge Fernando Estevão Maciel; e o chefe do Estado-Maior do 5º Comando Aéreo Regional, coronel-aviador Jefson Borges.

Maria Helena Mallmann (presidente)

Natural de Estrela (RS), ingressou na magistratura do Trabalho em outubro de 1981 e foi promovida a juíza titular em agosto de 1986. Atuou como juíza convocada no Tribunal em 1994 e de 1997 a 2001, sendo promovida a desembargadora em julho de 2001. Foi vice-presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da IV Região (Amatra IV) de junho 1990 a junho de 1992; presidente da mesma Associação de junho de 1992 a junho de 1994; vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) de maio de 1993 a maio de 1995 e presidente da mesma entidade de maio de 1995 a maio de 1997. Entre agosto de 2006 e dezembro de 2009, foi presidente da 3ª Turma do TRT-RS. Atualmente, é vice-presidente do Tribunal e vice-presidente da Seção de Dissídios Coletivos (SDC).

Rosane Serafini Casa Nova (vice-presidente)

Natural de Porto Alegre (RS), ingressou no Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul como servidora. Em 1981, tomou posse como juíza do Trabalho substituta, sendo promovida a juíza titular, por merecimento, em 1985, atuando nas Varas do Trabalho de Rio Grande, Uruguaiana, Carazinho, Montenegro e na 4ª e 7ª Varas de Porto Alegre. Na gestão 1994/1996, foi vice-presidente da Amatra IV. No período de 1996 a 1997, atuou como juíza diretora do Foro Trabalhista de Porto Alegre. Promovida pelo critério de merecimento, tomou posse como desembargadora do TRT-RS em 10 de novembro de 2000. Atualmente, é a vice-corregedora do Tribunal.

Cleusa Regina Halfen (corregedora)

Natural de Pelotas (RS), exerceu o cargo de pretora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Ingressou como servidora do Tribunal Regional do Trabalho gaúcho em 1976. Tomou posse como juíza do Trabalho substituta em 1981 e foi promovida a juíza do Trabalho titular no ano de 1986. Exerceu a titularidade das Varas do Trabalho de Uruguaiana (1986/1987), São Jerônimo (1987/1990), Viamão (1990/1997), 15ª de Porto Alegre (1997/1998) e 11ª de Porto Alegre (1998/2001). Nomeada para o cargo de desembargadora em 2001, passou a integrar a 3ª Turma e a 1ª Seção de Dissídios Individuais do TRT-RS. A magistrada foi ouvidora do Tribunal de novembro de 2008 a novembro de 2010. Atualmente, é diretora da Escola Judicial e também compõe a 8ª Turma e a Seção de Dissídios Coletivos.

Ana Rosa Pereira Zago Sagrilo (vice-corregedora)

Natural de Porto Alegre, ingressou como servidora do TRT-RS em 1978. No início de 1983, tomou posse como juíza do Trabalho substituta, atuando inicialmente na 5ª Vara do Trabalho de Porto Alegre e, posteriormente, em diversas unidades do interior do Estado. Participou da criação e instalação da Vara do Trabalho de Santiago, da qual foi a primeira titular, promovida por merecimento, a partir de 1990. Nesta unidade, trabalhou até 2001. Passou a atuar como convocada no TRT-RS a partir de fevereiro de 2002, sendo promovida a desembargadora em 6 de setembro do mesmo ano. Atualmente, compõe a 8ª Turma, a 2ª Seção de Dissídios Individuais (SDI-2) e preside a Comissão de Jurisprudência do TRT-RS.

 

Imagens da notícia