Associações de Juízes em campanha por eleições diretas


O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul recebeu no dia 31 de março um manifesto pela realização de Eleições Diretas no Judiciário. Em uma ação que integra campanha nacional desenvolvida pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) com as associações estaduais - pela participação de todos os magistrados na escolha das mesas diretoras dos tribunais brasileiros -, o Juiz-Presidente do TJM/RS, Sergio Antonio Berni de Brum, recebeu da Associação dos Juízes do RS (AJURIS) o documento. “Nada melhor que toda a Magistratura se envolva na questão da gestão do Tribunal Militar”, declarou Brum. “Eu, particularmente, apoio a ação, mas é claro que não posso falar por todos os meus pares, ou seja, o Tribunal, como tal, deverá abordar o tema e decidir sua posição”, concluiu.

O secretário-geral adjunto da AMB, juiz militar no Rio Grande do Sul Alexandre Aronne de Abreu, que participou do ato, ressaltou que “o reconhecimento da participação dos juízes de 1º grau na escolha dos seus dirigentes trará maior legitimidade às administrações dos tribunais”.

“A inclusão de juízes de 1º grau na escolha das mesas diretoras acabará repercutindo em ganho para a sociedade, porque esses magistrados têm mais contato com o dia a dia da população e sentem mais rapidamente as necessidades em relação ao Judiciário”, explicou o presidente da AJURIS, Eugênio Terra.

Presentes

O Juiz-Presidente do TJM/RS recebeu os visitantes acompanhado do Juiz-Vice Presidente Antonio Carlos Maciel Rodrigues, do Juiz-Corregedor Geral da JME/RS Paulo Roberto Mendes Rodrigues e dos Juízes da Corte Geraldo Anastácio Brandeburski e Fernando Guerreiro de Lemos.

Participaram do ato, também, o representante da AMB, juiz Alexandre Aronne de Abreu, o vice-presidente Administrativo da Ajuris, Gilberto Schäfer; além dos magistrados Rafael Pagnon Cunha, de Santa Maria; Jaime Freitas da Silva, de Canoas; Adriano Parolo, de Crissiumal e Cristiano Vilhalba Flores, secretário-geral da vice-presidência administrativa da Associação.

Agradecimento

Ao encerrar o encontro, Sergio Antonio Berni de Brum lembrou que, como Juiz-Presidente do TJM/RS sentia-se honrado e confortado pela postura dos dirigentes da AJURIS  e da AMB em relação à Justiça Militar os quais, disse Brum, “além de manifestarem explicitamente seu apoio, agem na justa perspectiva de que, antes de tudo, para as entidades somos todos juízes”.

Imagens da notícia