Área de TIC participará de debate sobre aprimoramento do PJe no VIII Encontro Nacional do Judiciário
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou que a questão do Processo Judicial Eletrônico terá espaço para debate durante o VIII Encontro Nacional do Judiciário, que vai reunir, nos dias 10 e 11 de novembro, em Florianópolis (SC), os presidentes e corregedores dos 91 tribunais brasileiros. Por este motivo, a Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul estará representada no evento, além do Juiz-Presidente do TJM/RS, Sergio Antonio Berni de Brum, pelo coordenador de TIC da Instituição, Dilnei Venturini. “O PJe é um dos projetos contextuais mais complexos e fundamentais do Judiciário brasileiro mas é, também, projeto próprio de cada tribunal da Federação, constata o Juiz-Presidente. “E como tal representa”, explica Brum, “principalmente para instituições de pequeno porte como a nossa, um grande esforço estrutural, orçamentário, tecnológico e de recursos humanos. Contudo”, adverte, “é tão irreversível quanto decisivo e por isso estamos empenhados em desenvolver e implantar, o mais rapidamente possível, um trabalho consistente”.
Painel especial
No segundo dia do evento (11/10) será realizado um painel especial sobre o tema. Na primeira parte dos trabalhos, juízes, servidores e advogados poderão discutir o estágio de implantação do PJe e os projetos para 2015. O segundo bloco está reservado para ouvir usuários internos e externos ao Judiciário, para que exponham suas expectativas em relação ao processo judicial eletrônico.
O sistema
O PJe é um sistema desenvolvido pelo CNJ em parceria com os tribunais e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a automação do Judiciário. O sistema possibilita a prática de atos processuais e acompanhamento das ações em qualquer ramo do Judiciário (Estadual, Federal, Trabalhista, Militar e Eleitoral.
Veja a programação completa do VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário.