Aposenta-se o Juiz João Vanderlan Rodrigues Vieira


Nesta segunda-feira (16 de junho de 2014), o Juiz do Tribunal de Justiça Militar Cel. João Vanderlan Rodrigues Vieira participou de sua última sessão como integrante da Corte no Tribunal de Justiça Militar do Estado. Na presença de seus pares, membros do Ministério Público, e servidores da Instituição, o Juiz-Presidente do TJM/RS Sergio Antonio Berni de Brum coordenou uma comovida homenagem ao magistrado que se aposenta. "No dia 21 de junho de 2014, Vanderlan completa 70 anos de idade", informou ele, "mas hoje se aposenta voluntariamente", frisou. O Presidente fez questão de cumprir o ato de, simbolicamente, devolver ao juiz-coronel que se afastava, a sua espada, que permaneceu no Plenário, à frente da mesa diretiva, pelo mesmo tempo que o magistrado serviu à Instituição, quase 20 anos. Logo após entregou placa alusiva ao homenageado que se despedia do Tribunal.

Em seu discurso, o Juiz-Presidente da Corte destacou as virtudes do colega, destacando nele o que chamou de "espírito de conciliação, compreensão e tolerância".

Pelo Ministério Público, a Procuradora Maria Ignez Franco Santos homenageou o Magistrado aposentado.

Com a palavra, o Juiz João Vanderlan agradeceu as palavras que classificou como "piedosas", invocando a Bíblia para justificar a afirmação. A seguir, reconheceu a convivência e o apoio dos servidores da casa, sintetizando a homenagem nas pessoas daqueles que o assessoraram durante toda sua estada na Justiça Militar do Estado: Gilnei José Barreto Rocha e Darci Dias Soares.

50 anos de vida pública

João vanderlan Rodrigues Vieira completou 50 anos de vida pública. Natural de Passo Fundo, RS, ingressou na Brigada Militar em 1º de março de 1962, tendo atingido o posto de Coronel em 12 de março de 1991. Na carreira policial militar, desempenhou as funções de seu posto, culminando com a Chefia da Casa Militar e o Comando-Geral da Brigada Militar no Governo Alceu Collares (1991/1994). Tomou posse como Juiz do Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul em 19 de dezembro de 1994, tendo exercido as funções de Vice-Presidente e Corregedor-Geral da Justiça Militar no período de agosto de 1997 a fevereiro de 2000, oportunidade em que assumiu a Presidência do Tribunal de Justiça Militar gaúcho, função que desempenhou até 6 de fevereiro de 2002. Exerceu, novamente, as funções de Corregedor-Geral da JME no biênio 2008/2009 e a Vice-Presidência da Corte no biênio 2010/2011, cargo que desempenhou até 8 de fevereiro de 2012, quando assumiu a Presidência do Tribunal para o biênio 2012/2013.

 

Imagens da notícia