Ampliação do acervo da biblioteca do TJM


A mais segura e atualizada

fonte de consultas na sua biblioteca

 

Com a última aquisição de livros a biblioteca do Tribunal de Justiça Militar passa a ter um dos acervos jurídicos mais atualizados. São 118 obras das seguintes áreas: Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Processo Penal Comum e Militar, Processo Civil, Direito Penal Comum e Militar, Administração Pública, Processo Administrativo, Licitação, Orçamento Público, Auditoria, Informática e Português. Foram adquiridos também livros para empréstimo permanente para as quatro Auditorias da Justiça Militar do Estado e para os setores de Informática e Núcleo de Controle Interno do Tribunal. 

 

Para visualizar a lista completa das aquisições clique no link abaixo.

 

http://www.tjmrs.jus.br/noticias/arquivos/divulgacaoAquisicoes2010.pdf

 

Conheça a biblioteca

 

Inaugurada em 1972, a biblioteca Fernando da Silva Bastos, do Tribunal de Justiça Militar do Estado, conta com um acervo de aproximadamente 4.000 materiais de informação catalogados entre  livros, dicionários e enciclopédias, além de 20.000 exemplares de periódicos, entre eles edições do Diário Oficial do Estado que remontam a 1935,  além de  uma coleção digitalizada do Diário da Justiça Gaúcha. O acervo inclui obras em francês, espanhol e italiano. As  coleções  abrangem  as áreas de Direito Penal, Processo Penal, Direito Administrativo e Constitucional, além do Direito Penal Militar e Processual Penal Militar. A literatura jurídica e brigadiana, alguns romances e outros gêneros sobre guerra complementam o acervo.

A partir de 2005, quando a bibliotecária Francine Feldens foi nomeada, a unidade passou por transformações e melhorias para atender os usuários internos e a sociedade em geral. Todas as obras foram catalogadas e fazem parte do Pergamum, que é um sistema integrado de bibliotecas  que permite consulta a todo o acervo físico e eletrônico da Justiça Militar do Estado. Além disso, o sistema possibilita trabalhar em rede com outros centros de informação.  Francine lembra que a Biblioteca também oferece revistas como a da Ajuris e  da Library of Congress.

 

Outras atividades e serviços

 

 A biblioteca desenvolve, ainda, atividades de pesquisas bibliográficas e virtuais em doutrina, legislação e jurisprudência. O empréstimo domiciliar ocorre somente para usuários com vínculo institucional. O empréstimo permanente é para órgãos administrativos e jurisdicionais da Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul, e a  consulta local está disponível para o público em geral. Além do acervo, a biblioteca disponibiliza uma sala de estudos adequada ao uso de notebooks. O usuário é atendido pela bibliotecária Francine Feldens e pelas duas estagiárias: Mariana Vargas e Anelise  Oliveira.

 

 

 

 

Imagens da notícia