Alunos da UNISC visitam a Justiça Militar


Na quarta feira (21 de maio de 2014) 30 alunos do curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), visitaram o Tribunal de Justiça Militar em Porto Alegre. A excursão foi organizada pelos professores das disciplinas de Prática Jurídica Simulada 1 e 2, Vinícius Ferreira Laner e Valdir Marques, com o objetivo de aproximar os estudantes das práticas e técnicas exercidas pelo judiciário militar.

O encontro realizado no Plenário do TJM/RS, foi aberto pelo Diretor Geral, Dirnei Vieira de Vieira. O Juiz-Corregedor Geral da JME/RS Paulo Roberto Mendes Rodrigues falou aos alunos sobre aspectos gerais de estrutura e peculiaridades da Justiça Militar.  O servidores  André Coronel, Secretário de Juiz e Diones Gabana de Souza, integrante do Núcleo de Gestão Estratégica, abordaram questões relacionadas aos códigos de Processo Penal Militar e Penal Militar, fluxo dos processos e gestão estratégica da Instituição.

Os estudantes de Direito receberam material informativo sobre a Justiça Especializada, interagiram e debateram suas dúvidas com os palestrantes.

No final da visita o Professor Vinícius  agradeceu a recepção e destacou a importância de aproximar os discentes das competências do judiciário. “A maneira como fomos recebidos aqui, é uma marca, foi diferenciado, acredito, por ser uma justiça especializada e para mim,  como advogado e professor na justiça comum, é uma novidade e eu saio daqui engrandecido”, completou o professor Valdir.

 

Visão de Futuro

O atendimento programado de alunos de direito e a disponibilização de material e interação direta com magistrados e servidores especializados, é uma ação que compõe o programa da Justiça Militar do Rio Grande do Sul e que objetiva alinhar a gestão estratégica com a proposta de visão registrada no planejamento estratégico da Instituição: “Ser reconhecida pela sociedade como exemplo de justiça especializada, essencial, célere e efetiva no controle jurisdicional da ação policial militar.” O evento se enquadra, também, na política institucional da atual direção do TJM/RS, que se propõe a realizar, sistematicamente, debates internos e externos sobre os rumos da Justiça Militar.

Imagens da notícia