90 anos do Combate de Buri

buri

Hoje, 26 de julho, comemoram-se os 90 anos do Combate de Buri, em São Paulo, durante a Revolução Constitucionalista. A Brigada Militar esteve presente através do 1º Batalhão de Infantaria – batalhão de ferro – assim denominado, pois seu deslocamento ocorreu sobre trilhos de ferro. Na ocasião. faleceram em combate diversos brigadianos, destacando-se o seu comandante Coronel Aparício Borges, um dos ícones do brasão da Brigada Militar.

Em homenagem ao evento, foi erguida na Academia de Polícia Militar a escultura que retrata o momento em que o Tenente Coronel Apparício Borges, à testa do 1º Batalhão de Infantaria, é ferido, tendo ao seu lado o cabo corneteiro Timóteo, que no mesmo instante toca o clarim, conclamando os guerreiros do 1º Batalhão ao combate.

Nesta data, o reconhecimento e homenagem da Justiça Militar do Rio Grande do Sul aos guerreiros da Brigada Militar que participaram daquele importante evento da história do Brasil.

foto: Antigo.BM

Link de apoio -  https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/historico-do-1-bpm#:~:text=que%20vive%20nas%20linhas%2C%20morre,chamado%20de%20Batalh%C3%A3o%20de%20Ferro.



Imagens da notícia