50 anos de regulamentação da profissão: bibliotecária representa o TJM em sessão solene da Câmara Municipal


No dia 2 de outubro, a Câmara Municipal da Capital comemorou os 50 anos de regulamentação da profissão de bibliotecário. No ato, representou a Justiça Militar do Estado a bibliotecária da Instituição, Francine Feldens, responsável pela biblioteca Professor Fernando da Silva Bastos, do TJM/RS.

A sessão solene em homenagem ao Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região do Brasil (CRB 10) ocorreu no Plenário Otávio Rocha. A proposição foi da  vereadora Fernanda Melchionna (graduada em Biblioteconomia) e o ato foi presidido pelo vereador Professor Alex Fraga.

Durante o evento, Regina Celí de Souza, presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, afirmou que no dia 30 de julho de 1962, com a promulgação da lei que dispõe sobre a profissão e regula seu exercício, foi plantada uma semente que floresce até hoje.

O presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 10º Região do Brasil, Alexsander Ribeiro, lembrou que “este é um dia de muita alegria porque sabemos da importância do nosso trabalho e percebemos o reconhecimento em muitas pessoas.”

Prestigiaram a solenidade o secretário municipal de Cultura, Roque Jacoby, representando o  prefeito José Fortunati; a diretora da Biblioteca Pública do RS, Morgana Marcon, representando o governo do Estado do RS; o deputado federal José Stédile; o representante do Tribunal de Contas do RS, Elieser Marques, e o representante da OAB-RS, Rodrigo Prestes.

Imagens da notícia